


Onde se aplica à logística?
A Logística, como se sabe, aplica-se às empresas, aos países, aos hospitais, aos exércitos, às escolas, e a tantas outras instituições, grupos ou espaços organizacionais onde se fabricam produtos ou fornecem serviços e também no nosso dia a dia.
A logística esta no nosso dia a dia
Logística pode parece algo distante da sua realidade, mas a logística é a gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Mas olhando a vida das pessoas comuns, percebemos que a logística faz parte do dia a dia de todo mundo.
Desde as pequenas ações até o processo da família que saí de casa com um roteiro pré-estabelecido para deixar os filhos na escola, a logística encontra-se presente em vários momentos.
-
Roteirização;
-
Armazenagem;
-
Logística reversa;
Roteirizamos tudo no nosso dia a dia
Roteirização é o processo de escolher a melhor rota, o melhor caminho para chegar a um determinado local. Quando uma família sai de casa e precisa escolher o melhor caminho para deixar os filhos na escola ela está criando um roteiro para não pegar trânsito, fazer o melhor percurso. Isso é logística. Em vários momentos roteirizamos porque isso torna a nossa vida mais fácil, mesmo sem que a gente perceba:
-
Reduzem distâncias, Ganha tempo, Diminui custos com combustível.
Armazenagem, a arte de acomodar mercadorias
Quando vamos ao mercado fazer a compra do mês precisamos acomodar tudo o que queremos comprar dentro do carrinho e nem sempre isso é tão simples, mas algumas coisas são naturais. Outro conceito logístico que usamos sempre e parece ser natural, é não colocar comidas e materiais de limpeza na mesma sacola. Parece uma ação normal, mas é um raciocínio logístico.
A ida ao supermercado é uma grande oportunidade de aplicar vários conceitos logísticos. Elaborar a lista de supermercado é um processo que passa por verificar estoque, perceber o que está faltando/acabando, elaborar uma lista de reposição, na volta é necessário realocar as mercadorias compradas no estoque, lembrando-se de colocar os bens que já estavam no estoque em cima e os produtos novos embaixo, para diminuir o risco da mercadoria expirar o prazo de validade.
Logística reversa para terminar o dia
O mesmo casal que sai cedo de casa para trabalhar e deixa as crianças na escola agora precisa inverter a logística, pensar no sentido inverso para buscar seus filhos no caminho de casa. Logística reversa é outro ponto comum que realizamos diariamente, mesmo sem perceber. É algo instintivo, espontâneo, mas que na prática é muito eficiente e dentro da nossa realidade.