


Qual a importância de gestão de pessoas em uma empresa?
Desde a década de 90, a gestão de pessoas vem ganhando uma importância muito grande, pois o relacionamento entre a empresa e seus funcionários mudou. Antes os funcionários eram vistos como recursos, hoje são vistos como talentos.
Hoje, não significa controle, padronização e rotina, mas sim estimulo, desenvolvimento e envolvimento. Palavras como capacitação e valorização da equipe fazem parte da estratégia das organizações que querem ser competitivas. Hoje as empresas valorizam seu capital intelectual. O executivo acredita que o principal desafio é ter lideres competentes, que gostem das pessoas e conheçam os fatores que motivam o comprometimento com a organização.
Gestão de pessoas se tornou fundamental em uma empresa, pois como o próprio nome diz se trata de pessoas, toda e qualquer empresa seja ela de qualquer especialidade, depende unicamente das pessoas para o seu desenvolvimento e sucesso. Quando falamos de gestão de pessoas, estamos envolvendo os funcionários e também o Gerente (gestor). O gerente precisa ter perfil de liderança, não pode mais se comportar como chefe. O bom líder tem seguidores e parceiros e deve saber quem é cada um da equipe.
O gerente visa à sobrevivência, o crescimento, a produtividade, redução de custos, qualidade, participação no mercado e clientes, treinamentos, recrutamento, seleção, enfim ele desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar, já seus funcionários esperam receber bons salários, melhores benefícios, segurança, satisfação, respeito, e oportunidade de crescimento, são dois lados que devem trabalhar sempre juntos, porque um precisa do outro.
Gestão de pessoas se encaixa para uma empresa pequena?
Algumas empresas precisam entender o desenvolvimento profissional, ele é uma forma de reter talentos. Se a organização estimula a capacidade, gera valor e faz com que o funcionário tenha um desempenho melhor e trabalhe mais estimulado.
Algumas pessoas se perguntam se é possível uma empresa pequena e com poucos recursos ter uma boa gestão de pessoas e podemos dizer que sim é possível, mas o ritmo é mais lento. Muitas ainda não se deram conta da importância de gestão de pessoas, não sabem como ela pode contribuir para melhorar a performance da organização. Não tem nada a ver com falta de recursos, é uma questão cultural.
Quais são os benefícios em focar em gestão de pessoas ?
Deste modo podemos afirmar que é necessário que se haja a preocupação com os funcionários em seu ambiente de trabalho, pois são eles que irão garantir crescimento interno e externo da empresa, o funcionário que esta satisfeito com a empresa e com seu trabalho desempenha melhor sua função e dificilmente ficara descontente e insatisfeito.
A gestão de pessoas deve ser colocada em pratica com êxito, para que se consiga criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, aonde não só a empresa se beneficie, mas também seus funcionários, e que eles possam se sentir felizes em trabalhar, atingindo o pleno sucesso da empresa e satisfação pessoal.
Preciso de qualificação para gerir pessoas?
Para ingressar na carreira de Gestão de Pessoas pode se fazer o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Esta formação tem duração média de dois anos e as disciplinas abordam temas como: Administração, Psicologia, Relações Trabalhistas, Contabilidade e Informática. O curso capacita o profissional a desenvolver e gerenciar planos de carreira dos funcionários, analisar estratégias institucionais, elaborar planos de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.