


O que é Recursos Humanos?
Qualquer gestor falando sobre Recursos Humanos irá dizer-lhe, “uma força de trabalho satisfeita, é uma força de trabalho bem sucedida”. Nenhum departamento tem um impacto maior nisso do que o de Recursos Humanos.
Também conhecido como Departamento Pessoal (DP), Recursos Humanos aborda todos os tipos de questões vitais relacionados à pessoas, por exemplo, rentabilidade, reestruturação de trabalho, recrutamento e seleção, treinamento, relações trabalhistas, etc. Como um profissional de RH, as soluções que você propuser vão desempenhar um papel importante no sucesso organizacional e comercial da empresa.
Por que fazer RH ?
Muitas pessoas escolhem a carreira em Recursos Humanos por causa do contato com as pessoas, a oportunidade de influenciar todos os aspectos de uma organização e a perspectiva de enfrentar uma série de questões-chave para os negócios. A profissão oferece-lhe a oportunidade de ter a sua carreira em uma variedade de direções, com bons salários e a possibilidade de influenciar as decisões estratégicas de negócios.
Profissionais de Recursos Humanos são importantes em todos os tipos de organizações e suas responsabilidades variam de acordo com a natureza, dimensão e setor de sua organização. Você pode preferir ser um generalista e fazer um pouco de tudo, ou você pode querer se especializar em áreas como recrutamento, treinamento ou legislação trabalhista. Faça o que fizer uma coisa é certa, nenhum dia será igual ao outro.
O que é preciso:
-
Fortes habilidades de comunicação;
-
Bom para trabalhar como parte de uma equipe;
-
Objetividade, discrição e paciência são fundamentais;
-
Consciência comercial é vital;
-
Habilidades numéricas vão reforçar a sua posição;
Qual a formação necessária?
Para ser um gestor ou consultor de recursos humanos é necessário que o profissional tenha diploma de curso superior de Recursos Humanos ou de curta duração, nesse caso, existem diversas opções de curso, como o Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, ou o de Psicologia. Pós-graduações e MBA também são opções para os profissionais que querem se aprofundar na carreira. Nessa área é muito importante que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos, palestras e workshops, pois se tratando da gestão de pessoal, todas as novas técnicas e pesquisas são valiosas. O domínio sobre um idioma estrangeiro também é muito importante.
Principais atividades
No caso de um profissional de gestão de recursos humanos de uma empresa: organizar o departamento pessoal da empresa organizar os documentos dos funcionários, elaborar os contratos e cuidar da parte burocrática das contratações e demissões lidar com as relações sindicais administrar o sistema de cargos e de salários administrar os benefícios dos funcionários elaborar estratégia de trabalho para os funcionários organizar os outros departamentos pela visão do logística organizacional de pessoal garantir o pagamento dos tributos e contribuições obrigatórias garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas garantir a segurança dos funcionários dentro do local de trabalho estabelecer um elo entre os funcionários e a diretoria da empresa No caso de consultores de recursos humanos, que trabalham captando profissionais e selecionando-os de acordo com as necessidades das empresas: captar os profissionais disponíveis que estejam de acordo com o perfil desejado pela empresa selecionar os currículos convidar os profissionais para entrevistas, dinâmicas de grupo e triagem de candidatos apresentar o perfil dos candidatos às empresas elaborar testes vocacionais e psicológicos aplicar os testes nos candidatos e avaliar seu desempenho, bem como analisar suas respostas do ponto de vista psicológico, visando corresponder às expectativa das empresas
Por que o RH é tão importante Atualmente?
Hoje, Recursos Humanos é uma profissão em evolução, com uma grande ênfase colocada no desenvolvimento profissional contínuo entre os funcionários.